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Nielsen revela que rádio AM é ouvido por 82,3 milhões de norte-americanos

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  O rádio AM ainda desempenha um papel crucial no cenário de mídia dos EUA, como ilustra um recente relatório da Nielsen. Este estudo identificou que em 141 mercados locais, o rádio AM é ouvido por pelo menos 20% da audiência total. Este alto nível de engajamento enfatiza a relevância contínua do rádio AM para os ouvintes em todo o país. A presença do rádio AM é particularmente forte nos estados do Meio-Oeste e da Costa Oeste. Dakota do Norte, Montana e Illinois são alguns dos estados que se destacam com os maiores percentuais de ouvintes de rádio AM. Além disso, muitas das áreas com alta audiência de AM são menores e mais rurais, o que destaca o papel crucial do rádio AM em comunidades que podem não ter acesso tão fácil a outras formas de míd De acordo com os dados da Nielsen, 82,3 milhões de norte-americanos ouvem o rádio AM todos os meses. Essa estatística mostra que um em cada três ouvintes de rádio AM/FM nos Estados Unidos é alcançado pelo rádio AM. Além disso, as estações de ...

NAB Show 2023 lança uma campanha em defesa do Rádio AM

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  Diante das incertezas sobre a sobrevivência a longo prazo da faixa de transmissão AM nos EUA, a NAB (Associação Nacional de Radiodifusores) lançou uma campanha para ressaltar a importância do rádio AM nos automóveis. Destacando o papel da faixa em "notícias, engajamento comunitário, entretenimento e informações essenciais de segurança pública", a associação iniciou a campanha de defesa do AM. A campanha conta com um site que incentiva a participação popular e oferece novas ferramentas para as emissoras destacarem a importância do rádio AM. O site encoraja os visitantes a contatarem seus representantes no Congresso sobre o assunto. O site apresenta um infográfico sobre o rádio AM e seus benefícios. A NAB pede a todas as estações de rádio que lembrem aos ouvintes o que torna o rádio AM único. Ela observa que alguns fabricantes de automóveis estão retirando o rádio AM de alguns modelos e quer compartilhar as implicações graves dessa decisão. Entre os funcionários públicos preo...

Alemanha: Mais de 93% da população consome rádio. Digital DAB+ avança

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  Foto divulgação Sony O mercado alemão acompanhou mais uma atualização da pesquisa ma audio 2022 II, esta que rastreia todo o consumo de áudio no país europeu. E na segunda atualização de 2022 foram percebidos algumas mudanças importantes, como o  avanço da parcela da audiência que está concentrada no rádio digital (DAB+ ). No geral,  o rádio é ouvido por 93,4% da população  com idade a partir de 14 anos, residente na Alemanha. E são mais de 4 horas diárias a média de escutas de rádio no país europeu. O ma audio 2022 II conta com dados referentes ao período setembro de 2021 a março de 2022. Acompanhe: A principal mudança da pesquisa atual na comparação com a anterior é sobre o tamanho do rádio digital terrestre (DAB+) no total da audiência de rádio. No  Levantamento anterior (ma áudio I 2022 ,   referente a dezembro de 2020 a dezembro de 2021), o formato correspondia por 24,5% do consumo do meio na Alemanha.  Agora essa parcela está em 27% na pesquisa...

Novo Apple CarPlay vai se Integrar ao Receptor de Rádio do Automóvel

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  Imagem: Divulgação/ Apple O rádio teve uma boa notícia nesta semana e, por incrível que possa parecer, veio de uma novidade da Apple. A maçã revelou detalhes sobre uma série de novos produtos da marca e, entre eles, está a nova geração do CarPlay. Nele será possível uma integração maior com o hardware de cada veículo, permitindo inclusive o controle do receptor de rádio AM/FM. A notícia é positiva para o setor por integrar a função à tela do CarPlay. Até o momento, quando o sistema está ativo, a função rádio pode até funcionar de forma simultânea, mas não aparece na mesma tela. Essa maior integração com o hardware do veículo permite que o CarPlay avance nos serviços que oferece, indo além do espelhamento das configurações presentes do telefone (Apple iPhone) do usuário. Além do controle de rádio AM/FM, onde será possível trocar de estações, o usuário também terá detalhes sobre nível de combustível (e autonomia), velocidade, temperatura, entre outras funções. No comunicado, a empr...

AS TRANSMISSÕES DE ONDAS CURTAS E SEU ALCANCE GLOBAL

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  Foto By Lucio Haeser Onda curta  ou  onda decamétrica , por vezes  HF  (do inglês  :  high frequency ) ou  SW  (do inglês:  shortwave ), é a designação utilizada no campo das radiocomunicações  para referir as estações e as tecnologias de radiotransmissão que utilizam frequências  compreendidas entre os 3 000 kHz  , a frequência acima da qual predomina a  propagação ionosférica , e os 30 000 kHz (3 - 30 MHz).  A reflexão na ionosfera  permite cobrir extensas regiões e atingir pontos da superfície terrestre situados a milhares de quilómetros de distância a partir de uma única antena emissora. A onda curta corresponde ao espectro de frequência  dos 3.000 khz  a 30.000 kHz (3-30 MHz ). Em Rádio , a onda curta corresponde a alta frequência obtida pela relação inversa entre a frequência e o comprimento da onda e por isso denominada "ondas curtas", pois...

Motorádio e sua hístória de paixão ao rádio no Brasil

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  A Motorádio  foi uma empresa brasileira fabricante de equipamentos de som, principalmente rádios e auto-rádios. Uma curiosidade o melhor jogador de cada partida no Campeonato Brasileiro do ano 1990 ganhava um aparelho Motorádio APC-37 O imigrante japonês Hiroshi Urushima chegou ao Brasil em 1936 e passou a trabalhar em uma pequena oficina de reparo de rádios em São Paulo. Em 1940 construiu o primeiro auto-rádio brasileiro. Depois da Segunda Guerra Mundial, Urushima ampliou suas atividades de manutenção e em 1948 fundou a empresa Motorádio.  Os primeiros aparelhos de rádio e auto-rádios começaram a ser distribuídos em meados de 1953 por diversos varejistas, em especial pela Mesbla .  Em 1963 reorganizou a Motorádio em uma Sociedade por ações. Na década de 1960, o melhor jogador de uma partida de futebol era premiado com um Motorádio pela TV  Tupi.  Em 1971 a Motorádio passou a ser distribuidora para o Brasil da Sony  através de uma associaçã...

Saiba a diferença entre pilhas comuns, alcalinas e recarregáveis!

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  As pilhas são capazes de transformar energia química em elétrica, possibilitando o funcionamento de muitos dos aparelhos eletroeletrônicos que temos em casa, como rádios, relógios, controle remoto e até brinquedos. Mas você sabe quais pilhas usar em cada um deles? As pilhas comuns, também conhecidas como pilhas primárias ou pilhas secas de Leclanché, possuem ótimo custo-benefício, porém, são indicadas para aparelhos que requerem descargas leves e contínuas como o relógio de parede, rádio portátil e controle remoto, que consomem pouca energia. Apesar do preço um pouco mais elevado, as pilhas alcalinas são mais potentes e armazenam uma maior quantidade de energia por mais tempo que as pilhas comuns.  Já as pilhas recarregáveis são indicadas para aqueles aparelhos que apresentam alto consumo de energia, ou seja, aparelhos que teriam suas pilhas trocadas muitas vezes em um período curto de tempo mesmo se fossem utilizados com a pilha alcalina. Como é o caso de fotógrafos profiss...