Motorádio e sua hístória de paixão ao rádio no Brasil
A Motorádio foi uma empresa brasileira fabricante de equipamentos de som, principalmente rádios e auto-rádios. Uma curiosidade o melhor jogador de cada partida no Campeonato Brasileiro do ano 1990 ganhava um aparelho Motorádio APC-37
O imigrante japonês Hiroshi Urushima chegou ao Brasil em 1936 e passou a trabalhar em uma pequena oficina de reparo de rádios em São Paulo.Em 1940 construiu o primeiro auto-rádio brasileiro. Depois da Segunda Guerra Mundial, Urushima ampliou suas atividades de manutenção e em 1948 fundou a empresa Motorádio. Os primeiros aparelhos de rádio e auto-rádios começaram a ser distribuídos em meados de 1953 por diversos varejistas, em especial pela Mesbla. Em 1963 reorganizou a Motorádio em uma Sociedade por ações.
Na década de 1960, o melhor jogador de uma partida de futebol era premiado com um Motorádio pela TV Tupi.
Em 1971 a Motorádio passou a ser distribuidora para o Brasil da Sony através de uma associação Sony-Motorádio, por meio da qual a empresa brasileira fabricava radio-gravadores, aparelhos de som e televisores vendidos pela empresa japonesa.[5]A associação Sony-Motorádio foi encerrada em 1984.
Em novembro de 1990 lançou o primeiro auto-rádio com leitor de CD de fabricação nacional. Com a implantação do Plano Collor a empresa suspendeu investimentos e teve sua crise agravada, passando a demitir funcionários. Com atrasos em pagamentos de dívidas e 12% de suas ações sob propriedade do BNDESPAR a empresa faliu em 1993.
Um grupo de ex-funcionários da Motoradio criou a Audiomotor que utiliza a marca Motobras, atualmente situada na cidade de Brazópolis e com um escritório em São Paulo.
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